LATRAN

Quem Somos

Laboratório de Transportes (LATRAN)

O Laboratório de Transportes (LATRAN) é um laboratório de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços à comunidade, localizado na Cidade Universitária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, e ligado à Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (FAENG). O LATRAN auxilia os cursos da FAENG com aulas práticas em laboratório e apoia pesquisas de estudantes de graduação, tanto internos quanto externos à UFMS e também, nos programas de pós-graduação. O Laboratório atua com projetos de extensão voltados à segurança e qualidade de vida da população e presta serviços externos com a realização de ensaios laboratoriais de mecânica dos solos, solos, agregados, ligantes e misturas asfálticas, assim como a elaboração de laudos técnicos e consultorias em toda a área de engenharia de transportes.

Missão

Auxiliar na formação de engenheiros éticos-profissionais na área da Infraestrutura e Engenharia de Transportes, utilizando nossa expertise para o dimensionamento, controle de qualidade e perícias de pavimentos, promovendo a difusão do conhecimento científico-tecnológico e elevando a qualidade de vida da sociedade por meio de construções mais eficientes.


Visão

A partir do desenvolvimento de projetos, pesquisas e execução de serviços especializados contratados por empresas e instituições públicas, estabelecer-se nacionalmente como um laboratório referência na área de Engenharia de Transportes e Pavimentação, com excelência na formação acadêmica de profissionais de Engenharia.


Valores

Ética, profissionalismo, compromisso com a qualidade e resultado, responsabilidade socioambiental, pesquisa e inovação tecnológica.


Objetivo

Contribuir para o desenvolvimento técnico-científico de novos engenheiros, promovendo pesquisas de referência nas áreas de Engenharia de Transportes e Pavimentação. Além disso, garantir excelência na prestação de serviços de consultoria, elaboração de laudos e ensaios laboratoriais.


Conheça nossa história

1974 - O Começo

Em 1974, foi criado o Laboratório de Mecânica dos Solos (LMS), com a finalidade de auxiliar na formação de novos engenheiros para a região sul do então estado do Mato Grosso. O laboratório era ligado ao curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Mato Grosso (UEMT), no câmpus de Campo Grande. Na época, o laboratório contava com poucos equipamentos para ensaios e espaço físico limitado. 

1979 - UFMS

Com a criação do estado do Mato Grosso do Sul em 1977 e a federalização da UEMT em 1979, a instituição passou a se chamar Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O curso de Engenharia Civil e o Laboratório de Mecânica dos Solos (LMS) pertenciam, na época, ao Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET).

1980 - Ampliação

Antes localizado ao lado do Laboratório de Materiais de Construção Civil (LMCC), na década de 80 foi construído um prédio para abrigar o LMS e o Laboratório de Estradas (LEST), nas dependências do Bloco 2 do CCET. A sala que abrigava o Laboratório possuía uma área de 170 m², com alguns equipamentos e materiais de estradas.

2005 - Reforma

Em julho de 2005, o LMS passou por uma nova reforma de ampliação, para readequar o espaço para melhor rendimento e abrigar a demanda de novos estudantes com criação de cursos vinculados ao CCET, como Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Ambiental. Com a reforma, houve um aumento significativo no espaço do laboratório, que passou de 170 m² para 265 m² no total, sendo 238 m² de área interna e 27 m² de área externa.

2014 - Divisão

Após a criação da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (FAENG) em 2013, em 2014 o LMS foi dividido em dois laboratórios: o LMS, sob coordenação dos professores Me. David Alex Arancibia Suárez e Me. Olavo de Oliveira Lima Sobrinho e o Laboratório de Estradas (LEST), sob coordenação do professor Me. David Alex Arancibia Suárez.

2016 - Mudança de nome

Em 2016, o LMS se tornou Laboratório de Geotecnia (LABGEO), com coordenação dos professores Me. José Otávio Serrão Eleutério e Me. Olavo de Oliveira Lima Sobrinho, enquanto o LEST passou a se chamar Laboratório de Transportes (LATRAN), coordenado pelos professores Dr. Daniel Anijar de Matos e Me. David Alex Arancibia Suárez.

2017 - Cooperações

Em 2017, o Laboratório firmou acordo com a Superintendência Regional do Mato Grosso do Sul do Departamento Nacional de Trânsito (DNIT/MS), com o objetivo de desenvolver trechos experimentais com o novo método de dimensionamento de pavimentos nacional (MeDiNa) no estado. O DNIT/MS também realizou a doação de todo o seu laboratório para o LATRAN.

2018 - Parcerias

Em 2018, o Laboratório firmou convênio com a Prefeitura Municipal de Campo Grande, para auxiliar com pesquisas e serviços de pavimentação. Ainda em 2018, o LATRAN passou a fazer parte da Rede Temática de Asfaltos da Petrobrás, com a realização de trechos experimentais em todo o Brasil, liderado pelo Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES) da Petrobrás.

2019 - LABGET

Em 2019, o LABGEO novamente mudou de nome e tornou-se Laboratório de Geotecnia e Engenharia de Transportes (LABGET), agora com coordenação do Prof. Dr. Daniel Anijar de Matos, enquanto o LATRAN passou a ser coordenado apenas pelo Prof. Me. David Alex Arancibia Suárez.

2020 - LATRAN

Em março de 2020, houve a junção do LABGET com o LATRAN, passando a se chamar apenas LATRAN, sob a coordenação dos professores Dr. Daniel Anijar de Matos e Me. José Otávio Serrão Eleutério. Desde outubro do mesmo ano, o Laboratório passa a ser coordenado apenas pelo Prof. Dr. Daniel Anijar de Matos. Ainda em 2020, é dado início a mais uma obra de ampliação e reforma do espaço. No mesmo ano, firmou convênio com o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE/MS).

2021 - Novas parcerias

Em 2021, é realizado o primeiro desenvolvimento de trecho experimental com o método MeDiNa, em parceria com o DNIT/MS, na BR-419/MS, via que dará acesso ao corredor bioceânico (BR-267/MS). No mesmo ano, é firmado um convênio com a Betunel, uma das mais antigas empresas distribuidoras de derivados de petróleo do Brasil. Em maio de 2021, recebeu a doação de todo o laboratório da Concessionária CCR/MSVia, com uma variedade de equipamentos nacionais e internacionais.

2022 - Última ampliação

Com o fim da reforma que teve início em 2020, o LATRAN agora conta uma área interna de 255,22 m² e uma área externa de 84,90 m², totalizando 339,90 m².

Docentes

Homenagem

Com quase 50 anos de história, o Laboratório de Transportes (LATRAN) da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (FAENG) da UFMS já recebeu diversos professores. Nesta seção, homenageamos alguns docentes que contribuíram para a construção e crescimento do Laboratório, bem como a formação de centenas de estudantes, a prestação de serviços à sociedade e a população ao longo dos anos e a materialização do tripé da educação superior: ensino, pesquisa e extensão.

Olavo de Oliveira

Professor do curso de Engenharia Civil da FAENG desde 1975, enquanto a instituição ainda se chamava Universidade Estadual de Mato Grosso (UEMT). Mestre em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (USP), com concentração em Engenharia Geotécnica, e doutor em Ciência da Educação pela Universidad Técnica de Comercialización y Desarrollo (UTCD, Paraguay). Ficou na direção do LATRAN até 2020.

Cláudio Luiz Resta Fragelli

Foi professor do curso de Engenharia Civil da FAENG desde 1985. Foi Secretário Municipal de Obras da Prefeitura de Maracaju e engenheiro civil do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. É mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com concentração na área de Geotecnia e Fundações. Se aposentou em 2020.

Lauro Rodrigues Furtado

Foi professor do curso de Engenharia Civil desde 1975, enquanto a instituição ainda se chamava Universidade Estadual de Mato Grosso (UEMT). Já trabalhou para a Prefeitura Municipal de Campo Grande e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Foi diretor do antigo Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), atual FAENG. Ficou na coordenação do LATRAN até 1999, quando se aposentou.